sexta-feira, 22 de março de 2013

VENCENDO O DESÂNIMO




Havia muitas ferramentas à venda. Todas tinham um preço marcado nelas, e havia muitos instrumentos traiçoeiros á disposição: ódio, inveja, ciúme,engano, vaidade, orgulho, mentira e assim por diante. No entanto, havia uma ferramenta separada das demais. Ela tinha uma aparência inofensiva e parecia mais usada do que as outras. Seu preço também era muito maior.

_ Qual é o nome dessa ferramenta? - perguntou um dos clientes
_É o desânimo respondeu o vendedor (Diabo).
_E por que o preço dela é tão superior ao das outras?
_Porque o desânimo é muito mais útil para mim que todas as outras. Quando não consigo usar nenhum dos outros instrumentos para me aproximar de um ser humano, uso essa ferramenta para estreitar e penetrar e m seu coração. E posso usá-la com quase todos os seres humanos, pois pouca gente sabe que eu sou o dono dessa ferramenta. 
                                                                                               por John Yates,Preaching Today

O profeta Elias foi sem dúvida um grande homem de Deus. Um gigante na fé....

Elias foi o primeiro de uma longa linhagem de Profetas que Deus levantou para resgatar Israel do declínio moral e espiritual.O rei de Israel era Acabe. Contudo, o verdadeiro poder da família estava nas mãos de Jezabel, a infame esposa de Acabe. Filha de um rei pagão estrangeiro, uma mulher poderosa com uma vontade de ferro. Acabe e Jezabel adoravam ao deus Baal, na imagem de um touro, e odiavam os profetas de Deus, dos quais Elias era o líder.Elias tornou-se o inimigo público número um do Estado, mas Deus planejou um confronto flamejante para mostrar ao povo de que lado estava.
Um confronto haveria de acontecer no Monte Carmelo. Elias desafiou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá. Então Elias disse ao povo "sou o único dos profetas de Iahweh que fiquei. Deem-nos dois novilhos, que eles escolham um para si e depois de esquartejá-lo o coloquem sobre a lenha, sem lhe por fogo. Prepararei outro novilho e colocarei sobre a lenha, sem lhe por fogo. Invocareis depois o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome de Iahweh: o deus que responder enviando fogo, é ele o Deus".
Eles invocaram o nome de Baal desde a manhã até o meio-dia.Mas não houve nenhuma resposta. Elias zombava deles dizendo "quem sabe dormiu, gritem bem alto e acordará". Então disse Elias a todo o povo: "Aproximai-vos de mim". E ele restaurou o Altar de Deus e orou"Deus de Abraão, Isaque e Israel, saiba-se hoje que Tú és Deus em Israel, que sou teu servo e que foi por ordem tua que fiz todas estas coisas, Responde-me,para que este povo reconheça que és tu, Iahweh, o Deus , e que convertes os corações deles! Então caiu o fogo de Deus e consumiu o holocausto e a lenha. E todo povo dizia: é Iahweh que é Deus".  Em I Reis 18 (22: 40)  você pode ler com mais detalhes essa história.
Que tremendo! Elias foi usado por Deus com grande poder e autoridade. Nos dias de hoje poderíamos dizer que Elias estava no manto!O profeta estava no auge do seu ministério. Ele orava e via suas orações serem respondidas. Orava e Deus mandava chuva, o doente era curado.

Mas havia alguém que ficara furiosa quando soube que seus profetas haviam morrido. Jezabel queria destruir Elias. E o que o profeta fez? Fugiu. Temeu ser morto pela megera. Se escondeu em uma caverna.
Ele chegou ao ponto de orar a Deus que preferia morrer .Se sentiu desanimado, amedrontado, sozinho e fraco. .  I Reis 19 (1:7).

Quantas vezes também nos encontramos na mesma situação? Você ora, jejua, estuda a Palavra, anda nos caminhos do Senhor, vence as tentações... Mas acontece algo que tira seu chão e você desmorona. Tira os olhos de Deus, Daquele que por você move céus e terra e se foca no problema. Entra então em jogo a arma que o inimigo tem pra te derrubar: o desânimo.Esse pode até já ser o sintoma de que uma profunda depressão está te rondando.

E sabe qual a resposta de Deus a Elias? em I Reis 19:7 "Levanta e coma porque você tem uma longa caminhada pela frente. E você não é o único que sobrou fique sabendo que conservei sete mil homens em Israel que nunca se curvaram diante de Baal nem beijaram esse deus". Então Elias obedeceu e seguiu a diante.
O que eu aprendo com isso? Que não importa o que aconteça Deus está no controle. É humano nos sentirmos fracos às vezes, mas acreditar no sobrenatural me faz caminhar mais uma légua. Me faz acreditar que o amanhã vai ser melhor. Que a minha fé no Deus de Israel não é vã. Quando os problemas se levantam contra sua vida é sinal de que você incomoda o inferno. é sinal de que está no caminho certo. O inimigo só pode agir até o ponto em que Deus permitir. Lembra de Jó? Leia em Jó I:12 e o Senhor respondeu a Satanás: "Pois bem tudo que ele possui está em suas mãos; mas não toque nele".
Em Lc 22:31 vemos que Satanás pediu permissão  ao Senhor para atacar Pedro. 

Se você tem Jesus como seu único e suficiente Salvador e caminha com Ele nenhum mal pode de atacar sem a permissão de Deus. Não podemos deixar que as circunstâncias adversas nos desanimem. Somos selados pelo Sangue de Jesus.
Elias foi um homem sujeito ás mesmas paixões que nós Tg 5:17 e ele decidiu seguir e obedecer ao Senhor.

Coragem! O jogo ainda não acabou, volte ao campo e vença no segundo tempo!

Um abraço
Andréa Moraes.


2 comentários:

Unknown disse...

É tô achando que vc escreveu pra mim. Muito bom!

Unknown disse...

é para tds nós Cristãos..um dia o desanimo bate a nossa porta..mas é preciso continuar...avançar..
As misericordias do Senhor se renovam a cada dia sobre nossas vidas??